Lição 5 – Mateus 5

Quinta Lição no Evangelho de Mateus, Escola Bíblia Dominical

O sermão do monte

As bem-aventuranças [Lc 6:20–23]

¹ Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;
² e, abrindo a boca, os ensinava, dizendo:
³ Bem-aventurados os pobres de espírito,porque deles é o Reino dos céus;
⁴ bem-aventurados os que choram,porque eles serão consolados;
⁵ bem-aventurados os mansos,porque eles herdarão a terra;
⁶ bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça,porque eles serão fartos;
⁷ bem-aventurados os misericordiosos,porque eles alcançarão misericórdia;
⁸ bem-aventurados os limpos de coração,porque eles verão a Deus;
⁹ bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
¹⁰ bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça,porque deles é o Reino dos céus;
¹¹ bem-aventurados sois vósquando vos injuriarem, e perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa.
¹² Exultai e alegrai-vos,porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós

Mateus 5:1-12

Destaques

Obs – A expressão bem-aventuranças aparece nove vezes nesse trecho e descreve a felicidade divina em contraste com a felicidade que o mundo oferece. Bem-aventurados:

  • Humildes de espírito Ser humilde de espírito é reconhecer a total indigência espiritual, sua pequenez diante da grandeza de Cristo, e declarar a total dependência de Deus, isso significa convidar Cristo para governar sua vida.
  • Os que choram – Chorar é expressar através das lágrimas os sentimentos que estão no coração. É a demonstração visível do arrependimento pelos pecados próprios e dos outros. É a lamentação, o choro, o constrangimento pelo pecado por termos quebrado o padrão de Deus. É a admissão diante de Deus de que pecamos e nos arrependemos (2Co 7.9–10) Lembra do choro de Pedro?
  • os mansos – Mansidão é uma maneira de reagir diante das circunstâncias adversas, demonstrando que não perder as estribeiras, nem nossas energias, nem nossas capacidades de reagir, porque Deus é soberano e controla todas as situações, a recompensa pela mansidão, é herdar a terra, isto é, a nova terra prometida (Ap.21.1). Ninguém será feliz ao viver com ira e cheio de revolta diante das perdas, Jesus disse que por amor a ele podemos perder até pais e irmãos.
  • fome e sede de justiça – Desejar profundamente o triunfo final de Deus sobre o mal e o estabelecimento pleno do seu reino, desejarmos a justiça de Deus ao invés da nossa própria justiça.
  • misericordiosos. Ser misericordioso é colocar-se no lugar de outra pessoa até o ponto de poder ver com os seus olhos, pensar com sua mente e sentir com o seu coração, é desejar o bem do próximo mesmo quando ele não pareça merecer.
  • limpos de coração – Limpeza de coração é ter integridade, consciência limpa, não havendo nada de que possamos ser acusados, ou de que no envergonhar. Isso só é possível pelo sangue de Jesus, só ele nos purifica de todo pecado, I Jo 1:9. Só ele nos considera inocentes. Ro 3:24, Rom 8:1. Nenhuma condenação há…
  • pacificadores, São promotores da paz entre os homens e entre os homens e Deus. Sejamos agentes de pacificação.
  • Perseguidos por causa da justiça – O mundo pensa e age de maneira diferente dos filhos de Deus, os filhos de Deus os incomodam, lembra porque João Batista foi decapitado? Porque ele foi contra os hábitos pecaminosos de Herodes. O mundo não suporta o estilo de vida do cristão, somos pedra no sapato da maldade. perseguirá por duas razões: por causa da justiça e por causa de Jesus. Haverá perseguição pelo fato de sermos a favor da paz, da justiça e da verdade e pelo fato de sermos discípulos dele.
  • injuriados e perseguidos por causa do meu nome – Todo aquele que confessar à Cristo como seu Senhor será injúriado, difamado, perseguido, o diabo não aceita que alguém siga a Cristo e se incumbirá de persegui-lo, quantos cristãos já morreram estão morrendo por causa do nome de Jesus, essa última bem aventurança traz uma promessa que deveria nos alegrar. Teremos um galardão, uma recompensa no céu, porque no céu? Porque lá é o reino de Cristo, Não podemos pensar em galardão com o pé no chão, com um coração individualista, interessado em recompensas, não podemos esquecer que o galardão é no céu, para a realidade celestial, muito diferente da realidade do mundo, não esperemos recompensas aqui na terra.

Os discípulos, sal da terra e luz do mundo [Mc 9:49–50; Lc 14:34–35]

¹³ Vós sois o sal da terra;e, se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta, senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens.
¹⁴ Vós sois a luz do mundo; nãose pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
¹⁵ nem se acende a candeiae se coloca debaixo do alqueire, mas, no velador, e dá luz a todos que estão na casa.
¹⁶ Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens,para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus

Mateus 5:13-16

Destaque

  • sal da terra; e luz do mundo
    Com esses dois elementos, Jesus está dizendo que nós, que já nos submetemos a Ele como rei, somos sal e luz! Jesus está descrevendo a função ou a influência que o cidadão do reino deve exercer neste mundo, podemos entender melhor isso quando refletimos na influência da luz e do sal em nossa vida, como seria uma casa sem luz, e como seria comer uma comida sem sal? Imagine um mundo sem os filhos de Deus.

Jesus não veio revogar a Lei, mas cumprir

¹⁷ Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir.
¹⁸ Porque em verdade vos digo que,até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei sem que tudo seja cumprido.
¹⁹ Qualquer,pois, que violar um destes menores mandamentos e assim ensinar aos homens será chamado o menor no Reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no Reino dos céus.
²⁰ Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus,de modo nenhum entrareis no Reino dos céus

Mateus 5:17-20

Destaque

  • revogar a Lei ou os Profetas
    Os escribas e fariseus viviam de acordo com os 248 mandamentos e mais 365 proibições, num total de 613 preceitos. Eles sempre viviam no limite que a lei lhes permitia. Tinham medo de as quebrar por causa da punição que sofreriam. Mas Jesus requer do cidadão do reino uma obediência não à mera letra da lei, mas ao “espírito da lei”. Jesus exigia que a justiça do cidadão do reino excedesse a dos escribas e fariseus, pois deveria revelar uma vida reta, íntegra, que brotava do interior, do coração.Ex. Pela lei quem mata deve morrer, mas o espírito da lei me diz que eu devo amar aquele que é semelhante a mim e assim como eu quero viver meu próximo também quer. A justiça do reino é fazer a vontade de Deus e não só obedecer aquilo que o papel registra.
    Assim, à luz dessas palavras, a lei não foi destruída por Cristo, mas cumprida. No que se refere a lei cerimonial, Ele a cumpriu para sempre. Porém, no que se refere a lei moral, ela ainda está em vigência para todos nós, pois revela o caráter de Deus, a sua santidade e justiça, e só pode ser cumprida por meio do poder do Espírito de Deus.

Jesus completa o que foi dito aos antigos

²¹ Ouvistes que foi dito aos antigos:Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.
²² Eu, porém, vos digo quequalquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão será réu de juízo, e qualquer que chamar a seu irmão de racaserá réu do Sinédrio; e qualquer que lhe chamar de louco seráréu do fogo do inferno.
²³ Portanto,se trouxeres a tua oferta ao altar e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,
²⁴ deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem, e apresenta a tua oferta.
²⁵ Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão.
²⁶ Em verdade te digo que, de maneira nenhuma, sairás dali, enquanto não pagares o último ceitil

Mateus 5:21-26

Destaques

  • Ouvistes que foi dito aos antigos: a maior parte do povo não sabia ler e ainda que soubesse não era suficiente porque não havia Bíblia pronta como a temos hoje, assim o povo conhecia as escrituras pelo ouvir, havia um tipo de mensagem com suas leis e princípios ensinada aos antigos pela cultura na convivência diária.
  • Eu, porém, vos digo: É muito importante fazer uma leitura considerando essa frase. Jesus faz aqui um contra-ponto ao que foi ensinado aos antigos que viviam sob a lei, e ao que ele ensinou.
    Obs – Precisamos fazer hoje uma leitura não sob a visão dos antigos, mas do que Jesus disse. E o que Jesus disse, vem com um peso maior do que, o foi dito aos antigos, as coisas não melhoraram com Jesus se tornaram ainda mais importantes.
    Vejamos o que Jesus disse para os discípulo:
    a) Do homicídio [Mt 5:21-26] – Se alguém se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo
  • observe que esse mandamento está ligado diretamente ao meu culto ao Senhor, nossa vida com Deus começa com reconciliação, isso vem com perdão. O que Deus fez conosco espera que façamos com o próximo.
    b) Do adultério [Mt 5:27-32] – qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela.
    c) Dos juramentos vs 33-37 – de modo algum jureis
    d) Da vingança [Mt 5 38-41, Lc 6:27–30] – qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra, daí lugar a ira de Deus.
    e) Do amor ao próximo [Mt 5:43-48, Lc 6:32–36] – amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem.

²⁷ Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.
²⁸ Eu porém, vos digo quequalquer que atentar numa mulher para a cobiçar já em seu coração cometeu adultério com ela.
²⁹ Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti, pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que todo o teu corpo seja lançado no inferno.
³⁰ E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que todo o teu corpo seja lançado no inferno.
³¹ Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, que lhe dê carta de desquite.
³² Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério; e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.
³³ Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás teus juramentos ao Senhor.
³⁴ Eu, porém, vos digoque, de maneira nenhuma, jureis nem pelo céu, porque é o trono de Deus,
³⁵ nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés, nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei,
³⁶ nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.
³⁷ Seja, porém, o vosso falar:Sim, sim; não, não, porque o que passa disso é de procedência maligna.
³⁸ Ouvistes que foi dito:Olho por olho e dente por dente.
³⁹ Eu, porém, vos digoque não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;
⁴⁰ e ao que quiser pleitear contigo e tirar-te a vestimenta, larga-lhe também a capa;
⁴¹ e, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha,vai com ele duas.
⁴² Dá a quem te pedire não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.
⁴³ Ouvistes que foi dito:Amarás o teu próximo e aborrecerás o teu inimigo.
⁴⁴ Eu, porém, vos digo:Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem,
⁴⁵ para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.
⁴⁶ Pois, se amardes os que vos amam,que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?
⁴⁷ E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?
⁴⁸ Sede vós, pois, perfeitos,como é perfeito o vosso Pai, que está nos céus

Mateus 5:27-48
Compartilhe!
WhatsApp
Facebook

Pix (Cnpj):
18.991.992/0001-21

Conta corrente: 502456-9
Agência: 0133
Caixa econômica federal
Igreja batista central de Muriaé