Tentação de Jesus. [Mc 1:12–13; Lc 4:1–13]
¹ Então, foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
Mateus 4:1-11
² E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;
³ E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
⁴ Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito:Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
⁵ Então o diabo o transportou à Cidade Santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,
⁶ e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra.
⁷ Disse-lhe Jesus: Também está escrito:Não tentarás o Senhor, teu Deus.
⁸ Novamente, o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles.
⁹ E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
¹⁰ Então, disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás.
¹¹ Então, o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos e o serviram.
Destaques
- levado pelo Espírito- O mesmo espírito que veio sobre ele no batismo
- ao deserto – representa as dificuldades, Marcos acrescenta que isso aconteceu entre as feras aumenta o nível de perigo
- Para ser tentado – Havia uma intenção, o espírito não nos conduz somente a experiências maravilhosas, ele também pode nos conduzir à experiências dolorosas para sermos forjados, preparados para nos fortalecer.
- Depois de Jejuar 40 dias e noite – Muito provavelmente o Jejum de Jesus era resultado de tempo com o pai, era tão imensa que não sentiu necessidade de comer, porém como homem e ele teve fome, quando fazemos Jejum hoje é como objetivo de alcançar certo relacionamento com Deus ou para se obter algo, notem que nós jejuamos com interesse Jesus não.
- Aproximou o tentador – disposto a derrubar Jesus, questionando sua fidelidade ao pai, bem como o cuidado do pai para com ele.
- Teve fome – essa foi a porta para o diabo tentá-lo, ele sempre vai buscar alguma fraqueza na nossa carne a fome desestrutura uma pessoa (Esau perdeu a primogenitura por causa da fome.
- Atira-te (pula) O diabo faz uma interpretação errada das Escrituras, Salmos 91: 11. Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos. A ordem de Deus aos anjos é para guardar aqueles que permanecem firmes, não para satisfazer seus caprichos, se alguém pular de algum lugar muito alto confiando nesse texto, vai morrer. Isso seria tentar a Deus. Jesus não sentia necessidade de se mostrar, nem provar nada.
- Mostrou reino e glória – Acan caiu porque viu a prata e a capa, resultado foi apedrejado, Ló foi morar em Sodoma porque se encantou com a campina que parecia o jardim do Senhor, mas era o jardim do diabo. ainda hoje o diabo nos tenta pelos olhos. As beleza e glórias desse mundo não encantaram o Senhor, Seria maravilhoso se Jesus fosse o dono desse mundo, tudo poderia ser bem melhor, mas havia uma condição: SE adora-lo, isso seria admitir que o diabo é maior. Os fins não justificam os meios.
- Tudo isto te darei – O diabo tem poder para dar algo? Sim o evangelista Lucas 4:6 acrescenta que o diabo disse: “a mim me foi dado e dou a quem eu quero” esse poder sobre o mundo foi dado ao diabo na desobediência de Adão, por esse caminho Adão não apenas pecou mas também entregou esse mundo nas mãos do diabo. 1 João 5: 19. Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno. O diabo não dá nada a ninguém, ele negocia, vende caro.
- SE, prostrado, me adorares. A condição, foi através da adoração ao inimigo de Deus e de nossas almas. O diabo sugeriu a Jesus que ganhasse autoridade sobre o mundo, escapando da cruz através da adoração de Jesus a ele, Satanás. Ninguém pode adorar o inimigo não sendo ao mesmo tempo desleal a Deus. As palavras de Jesus, no verso 10, citando Deuteronômio 6.13, foram contundentes: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto. O diabo tem necessidade de ser adorado.
Obs – Jesus foi tentado em 3 áreas: física, emocional e espiritual, precisamos vigiar essas áreas de nossa vida. - está escrito – essa frase se repete 4 vezes no texto, 3 vezes usada por Jesus e 1 pelo diabo. A Bíblia foi a ferramenta usada por Jesus para vencer a tentação, é a mesma que devemos usar para vencer as nossas tentações. Salmos 119: 11. Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.
- Vieram os anjos e o serviram – esse foi um momento confortante, que nos provam que Deus não abandonou seu filho e também não nos abandona.
Jesus volta para a Galileia [Mc 1:14–15; Lc 4:14–15]
¹² Jesus, porém, ouvindo que João estava preso, voltou para a Galileia.
Mateus 4:12-17
¹³ E, deixando Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, cidade marítima, nos confins de Zebulom e Naftali,
¹⁴ para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías, que diz:
¹⁵ A terra de Zebulom e a terra de Naftali, junto ao caminho do mar, além do Jordão, a Galileia das nações,
¹⁶ o povo que estava assentado em trevas viu uma grande luz; e aos que estavam assentados na região e sombra da morte a luz raiou.
¹⁷ Desde então, começou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus.
Destaques
- deixando Nazaré,
- porque Jesus mudou?
- João fora preso
1º a prisão de João Batista
2º a rejeição que sofrera ali, pois além de ter sido expulso da cidade, o povo queria matá-lo. - foi morar em Cafarnaum – Para que se cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta Isaías (v. 14). O objetivo de Mateus era mostrar através de todos os detalhes que Jesus era o cumprimento das profecias do Antigo Testamento. De acordo com a profecia, Jesus deveria se mudar para Cafarnaum. Devemos notar que Jesus não mudou para Jerusalém, que era a capital religiosa dos judeus, onde estava o grande templo, não Ele mudou-se para Cafarnaum, a profecia tinha que se cumprir. Essa mudança revela seu propósito de salvação para todos os povos (gentios).
- Galileia dos gentios – No passado, os habitantes do norte de Israel foram vitimados por tropas estrangeiras, que invadiram o território judeu. Além disso, para impor sua dominação, trocaram a população local por outra, trazida do exterior. Daí em diante, apelidou-se de “Galiléia dos gentios (Pagãos)” o território ocupado por populações não judaicas, tendo abatido sobre elas, desde então, um grande desprezo.
- O texto de Isaías, citado no Evangelho, tem como pano de fundo este fato. Falando do futuro, o profeta diz que o país mergulhado nas trevas haveria de contemplar uma grande luz. Um passado de humilhação daria lugar a um futuro glorioso, com a chegada do Messias que poria fim à história tenebrosa do norte de Israel.
- Jesus escolheu começar e concluir seu ministério entre os pagãos, Depois de ressuscitar, ele retornou à Galiléia para enviar os apóstolos por todo o mundo, a fim de pregar o Evangelho do Reino.
- Mateus 28: 10. Então, Jesus lhes disse: Não temais! Ide avisar a meus irmãos que se dirijam à Galileia e lá me verão.
- Arrependei-vos , porque está próximo o reino dos céus .
Para um povo que estava sofrendo nas trevas por causa dos pecados, Jesus traz oportunidade para concerto, por meio do arrependimento, o tão desejado e necessário reino de Deus está agora ao alcance deles essa era a pregação de João Batista, que em Cristo tem continuidade é a única mensagem a ser pregando pela igreja do Senhor.
A vocação dos discípulos [Mc 1:16–20; Lc 5:1–11]
¹⁸ E Jesus, andando junto ao mar da Galileia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores.
Mateus 4:18-22
¹⁹ E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.
²⁰ Então, eles, deixando logo as redes, seguiram-no.
²¹ E, adiantando-se dali, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, num barco com Zebedeu, seu pai, consertando as redes; e chamou-os.
²² Eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-no.
Destaques
- Vinde após mim – na Galileia a Jesus escolheu seus discípulos, eles foram convidados a ir após ele, essa expressão traz segurança e confiança, eles não iriam a lugar nenhum sozinhos Jesus ia a frente.
- Vos farei, – o servo do Senhor não pode se auto fazer servo, nem obreiros, ele precisa ser feito, chamado, preparado pelo Senhor, levou tempo para que o Senhor fizesse deles seus pescadores,
- pescadores de homens – A pesca era um serviço de fé e paciência, a pregação do evangelho também segue esses princípios lançar semente no coração de um homem é como lançar rede ao mar e esperar pela ação do Espírito Santo. Com a diferença que peixes morrem enquanto que os homens pescados ganham vida eterna.
- deixaram imediatamente as redes – deixar a rede é deixar seu sustento, seus interesses e passar a depender de Deus, Paulo explica isso quando disse: …digno é o obreiro do seu salário.
- seguiram – Seguir é ir onde ele vai, fazer o que ele faz permanecer com ele em todo tempo, seguir a Cristo não é seguir uma igreja e um pastor.
Jesus prega por toda Galileia [Lc 6:17-19]
²³ E percorria Jesus toda a Galileia, ensinando nas suas sinagogas, e pregando o evangelho do Reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.
Mateus 4:23-25
²⁴ E a sua fama correu por toda a Síria; e traziam-lhe todos os que padeciam acometidos de várias enfermidades e tormentos, os endemoninhados, os lunáticos e os paralíticos, e ele os curava.
²⁵ E seguia-o uma grande multidão da Galileia, de Decápolis, de Jerusalém, da Judeia e dalém do Jordão.
Destaques
- O ministério de Jesus na Galileia seguiu três pontos
- Ensinando – Ele ensinou como alcançar o reino de Deus, como conhecer a Deus, como viver em nível espiritual, como alcançar alcançar perdão para os pecados.
- Pregando – A pregação tinha como objetivo anunciar a vinda do reino de Deus, proclamar um novo tempo para o povo, anunciar o amor de Deus.
- Curando – Como aquela era uma região muito carente de gente sofrida e desprezada ele atendeu suas necessidades físicas com cura para as enfermidades.
Por meio da igreja esse tríplice ministério deve continuar em nossos dias.