Lição 1 – Mateus 1

Estudo do primeiro capítulo do Evangelho de Mateus

A genealogia de Jesus Cristo. [Lc 3:23–38]

1 Livro da geração de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2Abraão gerou a Isaque; e Isaque gerou a Jacó; e Jacó gerou a Judá e a seus irmãos; 3E Judá gerou, de Tamar, a Perez e a Zerá; e Perez gerou a Esrom; e Esrom gerou a Arão; 4E Arão gerou a Aminadabe; e Aminadabe gerou a Naassom; e Naassom gerou a Salmom; 5E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé; 6E Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi gerou a Salomão da que foi mulher de Urias. 7E Salomão gerou a Roboão; e Roboão gerou a Abias; e Abias gerou a Asa; 8E Asa gerou a Josafá; e Josafá gerou a Jorão; e Jorão gerou a Uzias; 9E Uzias gerou a Jotão; e Jotão gerou a Acaz; e Acaz gerou a Ezequias; 10E Ezequias gerou a Manassés; e Manassés gerou a Amom; e Amom gerou a Josias; 11E Josias gerou a Jeconias e a seus irmãos na deportação para babilônia. 12E, depois da deportação para a babilônia, Jeconias gerou a Salatiel; e Salatiel gerou a Zorobabel; 13E Zorobabel gerou a Abiúde; e Abiúde gerou a Eliaquim; e Eliaquim gerou a Azor; 14E Azor gerou a Sadoque; e Sadoque gerou a Aquim; e Aquim gerou a Eliúde; 15E Eliúde gerou a Eleazar; e Eleazar gerou a Matã; e Matã gerou a Jacó; 16E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu JESUS, que se chama o Cristo. 17De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze gerações; e desde Davi até a deportação para a babilônia, catorze gerações; e desde a deportação para a babilônia até Cristo, catorze gerações.

Mateus 1:1-17

Livro da Genealogia de Jesus Cristo.  [Lc 2:1–7]

O povo judeu sempre deu muito valor à genealogia, que era preservada sem alterações. Tudo era registrado acuradamente. Vemos um exemplo claro dessa importância na volta de Esdras do cativeiro, quando foi necessário fazer uma reforma religiosa no país, principalmente entre os religiosos. Naquele momento, a genealogia foi decisiva para saber quem era quem, porque a tribo de Levi era a sacerdotal e havia sempre o perigo de outros entrarem no sacerdócio sem pertencerem à linhagem especialmente separada para esse fim (Ed 8.1–20). A genealogia de Jesus abre o Evangelho de Mateus. A intenção de seu autor, que escreveu o livro primeiramente para os judeus, foi deixar explícito desde o início que Jesus era o Messias prometido desde o Antigo Testamento.

Filho de Davi, filho de Abraão.

Isso coloca Jesus dentro da nação escolhida. Mateus quer evocar Gn 12.3b; 18.18b; 22.18, ou seja, quer lembrar que, em Abraão, todos os povos deverão ser abençoados. Portanto, já na primeira frase do seu evangelho Mateus pensa em termos universais. Em outras palavras, a salvação imensurável e inimaginável de Deus em Jesus Cristo veio para todos os povos. A expressão filho de Abraão ocorre aqui a primeira vez em toda a Bíblia” 

Mateus pôs o nome de Davi antes do de Abraão? Será que ele não sabia que Abraão veio antes de Davi? Naturalmente que sabia. Mas seu objetivo era comprovar Jesus como o Messias, como o rei prometido (2Sm 7.12–16; Is 9.6, 7). Um rei eterno que veio para estabelecer o reino do céu na terra. Davi e muitos outros profetizaram a respeito do Messias e, por isso, Jesus foi chamado no Novo Testamento de Filho de Davi.

O nascimento de Jesus Cristo.  [Lc 2:1–7]

18Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria , sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo. 19Mas José, seu esposo, sendo justo e não a querendo infamar, resolveu deixá-la secretamente. 20Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles. 22Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta: 23Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco). 24Despertado José do sono, fez como lhe ordenara o anjo do Senhor e recebeu sua mulher. 25Contudo, não a conheceu, enquanto ela não deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Jesus.

Mateus 1:18-25

Destaques  

⁃ Desposada – O mesmo que noiva, hoje a igreja é a noiva de Cristo.

⁃ Nome  de Jesus,  seu nome já vem designando sua missão –  salvará o seu povo dos pecados deles, meus pecados trazem uma desgraça na minha vida mas Jesus veio para me salvar dessa desgraça chamada inferno.

⁃ Emanuel – Deus conosco, você já tem um Deus em sua vida?

⁃ Contudo, não a conheceu, enquanto ela não deu à luz – José é exemplo de homem   Os homens de hoje precisam aprender com a honestidade e honra e discrição de José.

Compartilhe!
WhatsApp
Facebook

Pix (Cnpj):
18.991.992/0001-21

Conta corrente: 502456-9
Agência: 0133
Caixa econômica federal
Igreja batista central de Muriaé